Benefícios de escrever em um diário

Psicologia, saúde e bem-estar 

Imagem meramente ilustrativa 

São tantos os benefícios que minha mente consegue conceber de se manter um diário, não apenas como um repositório de situações ou vivências, porém uma ferramenta de autoanálise e autoestima, com o passar do tempo nossa percepção sobre determinadas questões pessoais ou não vão mudando conforme o tempo passa, a ideia de registrar o que se pensa e sente em determinadas ocasiões possibilita encarar tais situações com maior riqueza de detalhes.

Certas coisas que nos afetavam e não percebíamos, podem vir a tona através não só do tempo, mas com o decorrer da escrita em si, o ato de vivenciar momentos turbulentos e problemáticos, pode nos ajudar a situar-se melhor diante da forma como lidamos com os mesmos, quais são os gatilhos emocionais que mais tem poder sobre nós, tal como o que podemos fazer em relação a eles.

Particularmente, em momentos de estresse ou angústia, escrever sobre o que sinto naqueles instantes é como uma forma que encontro de canalizar certas emoções, me expressando através das palavras consigo contornar gestos bruscos que poderiam culminar em reações desmedidas, porém a escrita nos permite ser exagerados, e ao escrever um diário, escrevemos para nós, é nossa opção compartilhar ou não o que está ali com outra pessoa, o que dá um senso de privacidade e nos permite ser mais francos consigo mesmos.

Ao reler certas coisas é possível se impressionar com o quanto amadurecemos, ao mesmo tempo em que pensamos o quão éramos suscetíveis a determinados tipos de comportamentos, um diário possibilita, em síntese, percebermos visualmente o quão somos transitórios, a relatividade do tempo perante o peso de vivências, na mesma medida que evidencia a nossa singularidade, sendo um refúgio ou apenas um lazer momentâneo onde é livre para falar – em silêncio – o que se pensa e sente, tal como o que se percebe e compreende, em um ritmo natural e espontâneo, o que posteriormente, permite uma minuciosa autoanálise.

Escrito manualmente ou digitado, um diário não é somente um amontoado de anotações, são memórias que podemos revisitar a qualquer momento e se tratando de, por exemplo, traumas, escrever pode ser melhor do que falar em si, a importância da fala é indiscutível, porém é compreensível que certas cosias sejam difíceis de explicar, e aqui que a escrita nos permite ser mais ou menos detalhistas, respeitando o nosso ritmo e a forma como nos expressamos.

Por fim, é uma das melhores formas de se autoconhecer e trabalhar em si mesmo, de forma ponderada e até mesmo planejada, uma obra contínua, sem ânsia pelo fim, pois está sempre em desenvolvimento, não se trata do objeto do diário em si, do papel, ou das palavras escolhidas, mas do significado que atribuímos à tal. 

 

 Por: David Alves Mendes  

Popular Post